quarta-feira, 22 de abril de 2015

Dia 21.
Hoje tivemos uma das experiências mais importantes do nosso curso. Visitamos uma penitenciária inglesa: WORMWOOD SCRUBS PRISON.
Construída em 1874 e com quase 2000 presos, tivemos acesso às dependências internas da SCRUBS (como ela é conhecida).
Não pudemos tirar fotos, por uma questão de segurança.


Conhecemos uma verdadeira política e reeducação do Presidiário. As dependências eram limpas e organizadas. Tudo perfeito.
Tivemos a oportunidade, inclusive, de conversar com um presidiário brasileiro, encarcerado há 4 meses, que está aguardando julgamento de um crime financeiro. Ele divide a cela com um advogado britânico. Conversamos com os dois. O brasileiro nos relatou sua rotina na cadeia, os detalhes do processo criminal e a expectativa de julgamento.
Nessa visita, nos tivemos a companhia de um dos Agentes Penitenciários, de origem portuguesa e, por isso, a conversa fluiu muito bem.
No final da visita, acompanhamos uma palestra, organizada pelo Diretor da Penitenciária, sobre a cultura muçulmana. Os muçulmanos representam 28% da população carcerária da Penitenciária e, por isso, há uma forte preocupação da Direção da Penitenciária que os valores e culturas muçulmanos sejam respeitado. Um líder religioso falou para todos os funcionários da Penitenciária, com o propósito de conscientizá-los principalmente sobre questões religiosas que devem ser respeitadas.
Só um detalhe: na Inglaterra não há visita íntima e a maioridade penal in inicia-se aos DEZ ANOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário